GLOSSÁRIO

A terminologia usada na Hidroponia é esclarecida aqui. Desejamos desmistificar o texto científico, facilitar o entendimento, promover conhecimento e, principalmente, facilitar que as experiências sejam levadas para o campo da aplicação. O conhecimento compartilhado de forma acessível impacta no desenvolvimento do setor, estimula investimentos e alavanca resultados. A Hidroponia é para todos!

Decantador

Os decantadores são tanques onde a velocidade da água, após a floculação, sofre uma diminuição para permitir a deposição dos flocos. Geralmente têm formato retangular ou circular.

Declividade

É a inclinação da superfície do terreno em relação à horizontal, ou seja, a relação entre a diferença de altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos. É dada pelo ângulo de inclinação (zenital) da superfície do terreno em relação à horizontal. Os valores de declividade podem variar de 0° a 90°, e podem também ser expressos em porcentagem.

DFT (Deep Flow Technique)

É similar ao NFT, a diferença é que ao invés de uma lâmina, o perfil fica inundado enquanto entra solução por um lado e esgotando pelo outro. O “floating” é um DFT e exige um alto grau de oxigenação.

Dióxido de Carbono

É um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. A representação química é CO2.

Drenagem

É o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento.

Ebb & Flow (ou Inunda & Esgota)

Esta técnica se faz inundando a área das raízes com a solução e após um tempo esgota-se a solução de volta para o reservatório. Pode ser usado com substrato, mas acaba levando sujeira para o reservatório.

EC (Electrical Conductivity)

Abreviação de Condutividade Elétrica.

Edafoclimáticas

Se refere as características definidas através de fatores do meio tais como o clima, o relevo, a litologia, a temperatura, a umidade do ar, a radiação, o tipo de solo, o vento, a composição atmosférica e a precipitação pluvial. As condições edafoclimáticas são relativas à influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal, incluindo o uso da terra pelo homem, a fim de estimular o crescimento das plantas.

Encostia

Espécie de enxertia em que se unem dois ramos previamente descascados. O mesmo que “aproximação”.

Enxerto / Enxertia

A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes.

Enxofre

É um elemento químico de símbolo S, número atômico e de massa atômica 32. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. É um não-metalinsípido e inodoro, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura(especialmente em regiões vulcânicas). O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas. As plantas absorvem o enxofre do solo como íon sulfato, e algumas bactérias utilizam o sulfeto de hidrogênio da água como doadores de elétrons num processo similar a uma fotossíntese primitiva.

Epífita

Plantas que vivem sobre outras plantas.

Ergonomia

 A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Esfagno

É um musgo que consiste em um emaranhado de pequenos e finos galhos, com diminutas folhas em volta.

Esporangióforos

sm (esporângio+foro) Pequena formação do talo do fungo que suporta o esporângio.

Esporângios

s.m. Botânica. Saco ou urna produtora dos esporos em muitas plantas criptogâmicas (musgos, mofos, algas etc.).

Esporo

São as unidades de reprodução das plantas. Também poder ser denominados esporos as formas latentes de muitos animais ou seus embriões, de protistas e de bactérias.

Esporos

Unidades de reprodução das plantas.

Esporulação

É a forma de reprodução que consiste na divisão espontânea da célula em quatro elementos, cada um com uma parte do primitivo núcleo.

Espuma fenólica

É uma espuma usada para a germinação da semente em material inerte, ou seja, que não interfere na nutrição. A espuma provê boa sustentação para a muda, além de ter alta capacidade de retenção de umidade.

Estame

O estame é o órgão masculino das plantas que produzem flores: Angiospermas (fanerógamas).

Estaquia

Método de criação de muda através do enraizamento de brotos.

Esterilizar

É a tendência de eliminação de todas as bactérias ou redução da população de uma colônia.

Estiolar

Enfraquecer; debilitar; perder as forças, a energia. Termo popular para designar o alongamento das folhas. Esticar, encompridar. Geralmente acontece por insuficiência de iluminação.

Estresse

É a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos(estressores) e que permitem ao indivíduo (humano, animal ou vegetal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Ferro

É um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 e massa atômica 56. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço. É o metal de transição mais abundante da crosta terrestre, e quarto de todos os elementos. Também é abundante no Universo, havendo-se encontrados meteoritos que contêm este elemento. O ferro é encontrado em numerosos minerais.

Fertilizante

São compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.

Fertirrigação

A fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Fibra de coco, lã de rocha

Vem das fibras das rochas minerais vulcânicas (calcário/basalto), areia lavada e substratos vegetais.

Filiformes

Diz-se dos órgãos dos animais ou das plantas quando são delgados como um fio.

Flagelos

A apêndices das células vivas, em forma de filamentos, que servem para a sua locomoção (no caso de organismos unicelulares flagelados) ou para promover o movimento da água ou outros fluidos no interior do organismo, quer no processo da alimentação, quer na excreção.

Floating ou Piscina

É um tipo de hidroponia, em que as plantas flutuam em placas de isopor em enormes tanques cheios de solução nutritiva. Exige muita técnica, a implantação é de alto custo, pois exige uma oxigenação muito grande para não afogar as raízes. Além disso, a grande área exposta dificulta o controle. Não é viável para plantas grandes ou de ciclos longos.

Fósforo

 É um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 (15 prótons e 15 elétrons) e massa atômica igual a 31. O fósforo é o único macronutriente que não existe na atmosfera, se não unicamente em forma sólida nas rochas. Ao mineralizar-se, é captado pelas raízes das plantas e se incorpora a cadeia trófica dos consumidores, devolvendo ao solo, nos excrementos ou através da morte.

Fotoperíodo

É um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da altitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética.

Fotossíntese

É um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa.

Fungicida

É um pesticida que destrói ou inibe a ação dos fungos que geralmente atacam as plantas.

Fungo

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. São micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos.

Fuste

 Fuste é a parte da coluna entre o capitel e a base. O fuste pode ser monolítico ou ser constituído por diversas pedras chamadas tambores.

Elementor PROWP RocketCrocoblockCheckout Woocommerce

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar