FLORIANÓPOLIS SEDIA 12º ENCONTRO BRASILEIRO DE HIDROPONIA

A capital catarinense, Florianópolis, sediará, em setembro, a 12ª edição do Encontro Brasileiro de Hidroponia e 4º Simpósio Brasileiro de Hidroponia, considerado o principal evento sobre o cultivo sem solo da América Latina. Desta vez, o Encontro, que é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), ocorrerá de 27 a 28 de setembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

A programação ainda não é definitiva e passará por ajustes, conforme o coordenador do evento, Professor Doutor Jorge Barcelos. “Estamos concluindo a montagem da grade de programação e convidando mais pessoas para participar do Encontro. Convidamos, por exemplo, o Pedro Graziano, sócio-diretor da startup BeGreen, que construiu a primeira fazenda urbana em um shopping de Belo Horizonte”, explica. Mas alguns nomes dos palestrantes já foram confirmados pela organização do evento. O consultor e produtor hidropônico José Roberto Bergamo, de São Paulo (SP), fará a palestra “Venda seu produto minimamente processado e agregue valor”. Um dos pioneiros da Hidroponia no Brasil, o Professor Doutor Pedro Roberto Furlani abordará o tema “Soluções nutritivas: preparar em casa ou comprar pronta?”.

O botânico e paisagista Patrick Blanc, de Paris (França) será a atração internacional do evento. Blanc, que ficou famoso na década de 1990 ao inovar com os jardins verticais, que coloca o verde em meio ao cinza das cidades, fará as palestras “Parede vegetal” e “Plantas na natureza”. Outra apresentação já definida é a da professora Roberta Martins Nogueira Peil, da Universidade Federal de Pelotas (UfPel), que abordará o tema “Cultivo em calhas com substrato e recirculação do drenado:  uma alternativa econômica e de baixo impacto ambiental”.

Evolução – Barcelos destaca que o Encontro Brasileiro de Hidroponia é um evento que reúne, no mesmo espaço, produtores, empresas, técnicos e pesquisadores. “Ele é mais do que um congresso, é um encontro que permite um show de contatos, de negócios, de conhecimentos, de troca de experiências e de rever amigos”, salienta.

O Encontro, segundo ele, também mostrou o amadurecimento do cultivo sem solo no Brasil. No 1º Encontro, em 2006, os participantes chegavam com problemas de toda ordem. E o Pythium fazia estragos, provocando uma quebradeira atrás da outra. O setor também sofria com problemas de manejo, estruturas adaptadas, calor, doenças, pragas e muita desconfiança por parte do consumidor, já que muitas empresas não conseguiam receber do produtor. E, na época, as universidades ainda acreditavam que a Hidroponia só servia para pesquisa. “Mas, na realidade, o sistema de cultivo já estava sendo utilizado há cerca de 20 anos na produção de alimentos”, lembra.

Barcelos conta que, a partir dali, a tecnologia foi sendo desvendada e as discussões foram sendo assimiladas, de modo que o cultivo hidropônico no Brasil tomou força e alcançou destaque mundial. “O Encontro Brasileiro de Hidroponia foi a mola propulsora da Hidroponia no Brasil. Dificilmente algum país terá tantos produtores de norte a sul, de leste a oeste. Se hoje tem 4 mil, 6 mil ou 8 mil produtores ninguém sabe, mas é um número significativo”, sublinha. E acrescenta que a maioria dos hidroponistas é pequeno ou médio produtor, o que favorece o aquecimento e a estabilidade da cadeia produtiva.

Durante o Encontro, também será comorado os 20 anos de atividades do Labhidro. Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina estão produzindo uma revista mostrando o trabalho desenvolvido no espaço, onde são cultivados vários tipos de folhosas e árvores frutíferas hidropônicas. “A revista trará depoimentos de produtores da região, do Professor Pedro Roberto Furlani, do Howard Resh e do Alfredo Rodrigues Delfin, diretor da Universidade Nacional Agrária La Molina, do Peru. O material será distribuído aos participantes”, finaliza. 

12º Encontro Brasileiro de Hidroponia e 4º Simpósio Brasileiro de Hidroponia

 O que: 12º Encontro Brasileiro de Hidroponia e 4º Simpósio Brasileiro de Hidroponia;

Quando: 27 e 28 de setembro;

Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis (SC);       

Inscrição e outras informações: https://www.encontrohidroponia.com.br/inscricao ou por meio dos telefones (48) 3247-7939 e (48) 3721-5441.  

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Elementor PROWP RocketCrocoblockCheckout Woocommerce

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar