Estudantes de Mecatrônica do Instituto Tecnológico de Querétaro ( ITQ ), em Santiago de Querétaro, no México, desenvolveram um sistema automatizado para gerenciar toda a produção hidropônica na estufa. O experimento permite o controle de fatores como temperatura, umidade e irrigação.
A ideia de desenvolver esta tecnologia surgiu da necessidade de oferecer alternativas aos produtores para baixar os gastos no cultivo, especialmente de frutas tropicais e subtropicais, conforme explica o estudante de mecatrônica do ITQ José Oscar Parrales Jasso. “Este é um projeto para todos os tipos de culturas. Agora foi desenvolvido para cultivo de kiwi, mas também pode ser aplicado para alface, tomate e outros. Requer apenas algumas alterações no software de automação para a devida adaptação”, explica.
O projeto ainda está em fase de protótipo, conforme revela o estudante Valentin Rodriguez Zaragoza, que também integra o grupo do ITQ. “Estamos trabalhando para aperfeiçoar esse sistema. Entre as mudanças, vamos instalar módulos de bluetooth para excluir os fios, bem como adotaremos uma concepção de aplicação móvel”, projeta. Com a iniciativa, as estudantes esperam que o sistema não fique restrito ao meio acadêmico e que contribua efetivamente no trabalho de produtores de Hidroponia e demais sistemas de cultivo do País.