Clima de otimismo em Holambra motivou produtores a fazer investimentos em novas tecnologias.
Os produtores hidropônicos foram contemplados com dezenas de lançamentos na mais importante feira de hortaliças, flores e frutas da América Latina, a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), que ocorreu em Holambra (SP), de 26 a 28 de junho. Além de conhecer as novidades em produtos, serviços, ferramentas, maquinários e equipamentos, eles tiveram a oportunidade de trocar experiência com outros produtores e fornecedores. A estimativa de negócios no evento foi de R$ 110 milhões, superando o faturamento da edição passada, que alcançou R$ 100 milhões.
Os organizadores estimavam um público de 30 mil visitantes, entre agricultores e profissionais do agribusiness. “Apesar da conjuntura político-financeira do País, os produtores devem investir em novos equipamentos e tecnologias”, afirmou o diretor-geral da Hortitec, Renato Optiz.
A mostra contou com 430 empresas expositoras do Brasil e do exterior em um espaço de 30 mil metros quadrados. O foco foi apresentar as soluções capazes de reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos. A feira de Holambra tem como prioridade os profissionais da cadeia produtiva, mas qualquer pessoa pode visitar o parque de exposições.
Os três dias de Hortitec foram de corredores lotados e produtores ansiosos para conhecer os lançamentos em estufas, perfis, substratos, fertilizantes, defensivos, telas, semeadoras, aplicativos e sistemas automatizados de irrigação e de ambiência em estufas. O evento está voltado para produtores rurais e demais profissionais da horticultura. Ele fomenta e estimula o desenvolvimento do setor no Brasil e, também na América Latina.
Além de conhecer os lançamento e destaques nos estandes da feira, você é oportunizado com as novidades desenvolvidas pela Agristar para a Hidroponia, durante o Open Field Day promovido pela empresa na Estação Experimental da empresa em Santo Antônio de Posse (SP). A Feltrin Sementes também realizou seu dia de campo para mostrar os lançamentos.

Levantamento aponta impacto positivo da horticultura – Durante a Hortitec, o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) divulgou os dados do Relatório “Cenário Hortifrúti Brasil 2018”, elaborado pelo Programa Hortifrúti Saber & Saúde. O estudo mostrou que o setor hortifrutícola emprega 13 milhões de pessoas, sendo 5,6 milhões de maneira direta, em uma área plantada de 5,1 milhões de hectares. Para dimensionar estes dados, a cadeia da soja gera pouco menos de 3,8 milhões de empregos diretos, em área superior a 34 milhoes de hectares de Norte a Sul do País. Isso significa que, em média, a cada 10 hectares plantados com frutas e hortaliças, 25 postos de trabalho são criados. Essa análise mostra que, além de um relevante impacto macroeconômico, o setor também é essencial para a empregabilidade de uma parcela importante da população.