Que peixe com salada é uma refeição saudável todos sabem. Mas já pensou em integrar o cultivo de plantas com o de peixes? A Aquaponia trata exatamente disso, e a Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, da comunidade Ribeirão Pequeno, em Laguna (SC), desenvolveu o projeto, em menor escala, e foi a vencedora da região sul do prêmio Epagri Escola Ecologia 2015. A entrega da premiação será no próximo dia 2 de dezembro, em Florianópolis/SC.
A escola atende cerca de 250 alunos das comunidades do Bananal, Morro Grande, Figueira, Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e Madre. Em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi implementado um pequeno sistema aquapônico que possibilita a produção de alimentos saudáveis com educação ambiental.
Trata-se de produção agroalimentar que integra a aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) com a Hidroponia.
Nesse sistema, existe uma relação estabelecida entre organismos aquáticos cultivados (geralmente peixes), microrganismos aquáticos (bactérias) e plantas, onde os nutrientes residuais do cultivo dos peixes são transformados pelas bactérias em produtos absorvíveis pelas plantas que, em conjunto com a luz e uma correta oxigenação das raízes, favorecem o desenvolvimento dos vegetais. Como resultado, produtos saudáveis com ciclos de produção muitas vezes mais rápidos do que os cultivos convencionais.
PRÊMIO EPAGRI ESCOLA ECOLOGIA
Realizado anualmente, o Prêmio Epagri atua como forma de proporcionar espaço de visibilidade e troca de experiências dos trabalhos desenvolvidos em parceria com as demais executoras do Programa, a sociedade civil e Escolas em Educação Ambiental, envolvendo o mundo rural, pesqueiro e indígena.
O evento conta com o apoio financeiro do Programa SC Rural e tem como objetivo incentivar, ampliar e criar novas oportunidades em ações educativas que favoreçam a recuperação, preservação e proteção dos ecossistemas, das diversas culturas e saberes locais, visando à construção de sociedades mais sustentáveis, afetivas e colaborativas.