Agendado para os dias 8 e 9 de setembro deste ano, em Florianópolis (SC), o 11° Encontro Brasileiro de Hidroponia promete manter a marca presente em todas as edições anteriores: programação diversificada, que abordará temas relacionados à estrutura e materiais utilizados no sistema hidropônico de produção, cultivos de folhosas e demais hortaliças, entre outros assuntos específicos.
Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o Encontro Brasileiro de Hidroponia é considerado o maior evento sobre cultivo sem solo na América Latina, de acordo com o coordenador do encontro, professor doutor Jorge Luiz Barcelos.
Mais de uma década de tradição
O Encontro Brasileiro de Hidroponia teve sua primeira edição realizada em 2006, quando a agricultura passava por um período turbulento, com o ataque de doenças. “Na época, não tínhamos mais os encontros de Hidroponia promovidos pela Unicamp [Universidade Estadual de Campinas], o pythium – praga também conhecida como amarelão – estava em alta e o consumidor cada vez mais desconfiado”, recorda o professor.
As universidades, por sua vez, ainda acreditavam que a Hidroponia apenas serviria para pesquisa. Porém, a realidade é que fazia mais de duas décadas que o cultivo sem solo já estava sendo explorado comercialmente no Brasil. “Acontecia ali, em 2006, o início da virada. Uma bola de neve positiva foi se formando ano após ano no setor hidropônico, pois a tecnologia foi se desenvolvendo progressivamente e, com ela, as discussões sobre os temas da área foram crescendo junto a cada edição do encontro”, ressalta Barcelos.
O coordenador do encontro salienta que a expansão da Hidroponia no Brasil é explicada pela ativa participação dos pequenos e médios produtores, que favorecem o aquecimento e estabilidade da cadeia produtiva. “Dificilmente algum outro país tem tantos produtores de Norte a Sul, de Leste a Oeste, como observamos aqui. Se não conseguimos ter uma estimativa exata de quantos são ao total, por outro lado, sabemos que é um índice significativo e que não para de crescer. Diante deste cenário, o propósito do encontro é contribuir para a integralização e fortalecimento da Hidroponia ao encurtar as distâncias entre os produtores das mais diversas regiões do Brasil”, conclui Barcelos.
Inscrições e mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.encontrohidroponia.com.br, pelo e-mail contato@encontrohidroponia.com.br ou via telefone (48) 4052-8089.