Já está disponível no site do 11º Encontro Brasileiro de Hidroponia a programação parcial da edição de 2016. O evento, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de setembro, em Florianópolis (SC), promete refletir o cenário otimista do mercado hidropônico, conforme o organizador do evento, professor doutor Jorge Barcelos. “As expectativas para esse ano são as melhores possíveis. Trabalhamos 24 horas por dia para ajustar os últimos detalhes do encontro”, comenta.
Entre os fatores de crescimento da Hidroponia, Barcelos destaca a questão do tempo e dificuldades em outros sistemas de cultivo. “A instabilidade climática e a consequente queda de rendimento em outras formas de cultivo levaram o produtor a buscar alternativas. E, nesse contexto, a Hidroponia se destaca ao otimizar a produção e proporcionar maior rentabilidade”, explica. No evento desse ano, esse panorama deverá ser confirmado com a previsão do crescimento da participação de produtores, acadêmicos e empresas fornecedoras da área.
Participação da juventude no cultivo sem solo
Simultaneamente ao encontro, será realizado o 3° Simpósio Brasileiro de Hidroponia. “O simpósio é um espaço que abrimos para os pesquisadores e jovens acadêmicos exibirem seus trabalhos no setor”, diz Barcelos. Houve um incremento da participação dos jovens no cultivo sem solo nos últimos anos, segundo o organizador. O crescimento desse público seria, em grande parte, pelo fato do constante investimento do setor hidropônico em tecnologia e automação.
Além de abrir espaço para novas ideias, a Hidroponia apresenta mais oportunidades para esse público específico. “Os jovens conseguem perceber com mais facilidade as potencialidades do cultivo sem solo. E mais, vislumbram como uma concreta possibilidade de investimento futuro”, finaliza Barcelos.
Para conferir a programação parcial do 11° Encontro de Hidroponia e do 3° Simpósio Brasileiro de Hidroponia, basta acessar o site: www.encontrohidroponia.com.br. Mais informações pelo e-mail contato@encontrohidroponia.com.br ou via telefone (48) 4052 8089.