DA ESTUFA PARA A MESA DO CONSUMIDOR

Em Araranguá, Santa Catarina, o consumo dos produtos hidropônicos está aumentando na região, segundo o sócio proprietário da Hidroponia Menina Crespa, localizada na Lagoa da Serra, Eduardo de Bitencourt. “Ainda há um certo receio, tanto pelo não conhecimento quanto pelo valor de mercado, mas a cada ano mais pessoas consomem este tipo de hortaliça. Acredito que o motivo seja a qualidade superior do produto final, já que por serem cultivadas na água, as verduras ficam livres de insetos rasteiros e pequenos animais, diferente das cultivadas da forma tradicional”, afirma.

O cultivo hidropônico exige dedicação, cuidado e o cumprimento de três etapas. O primeiro passo é a germinação das sementes, que ficam de três a cinco dias no escuro sendo cultivadas. Depois deste período são levadas para o berçário, onde ficam por 10 dias. Por fim, vão para a banca permanente e levam aproximadamente 30 dias para estarem prontas para o consumo.

“É importante frisar que todas as etapas são regadas com uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada. Além disso, não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico, apenas produtos naturais como repelentes”, explica Eduardo.

O tempo de cultivo das hortaliças depende da cultura, e o custo de manutenção das hortaliças hidropônicas é mais elevado, por isso o valor de mercado é maior.

“O cultivo de hidropônicos exige um maior consumo de energia, nutrientes, prevenção, estrutura e embalagem. Por consequência, o preço é maior, mas em troca o consumidor ganha mais sabor e um grande poder nutritivo”, ressalta o proprietário.

O outro sócio da Hidroponia, Francisco Assis de Souza, diz que a ideia surgiu por meio de pesquisa. “Buscávamos algo para investir, então aliamos nosso conhecimento em hortaliças com a carência no mercado de alimentos da cidade. Optamos pela Hidroponia, tanto pelo retorno quanto pela produção durante o ano todo”, afirma.

O empresário destaca que está satisfeito com o negócio. “Nossa Hidroponia está há 12 anos no mercado e produz hortaliças do tipo alface americana, mimosa, mimosa roxa e crespa, além de rúcula, agrião e salsinha. Distribuímos nossos produtos pelas grandes redes de supermercado da cidade”, finaliza.

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar