Segundo a Associação Internacional de Produção Fresh-cut (IFPA, em inglês), o termo fresh-cut é utilizado para caracterizar frutos e vegetais que sofreram alterações físicas durante o processo de plantio, sem perder o valor nutritivo. As hortaliças e frutas processadas, descascadas e cortadas garantem mais sabor para o consumidor. Há mais de 23 anos, AJM Equipamentos fabrica todos os tipos de equipamentos necessários para processar vegetais e hortaliças em geral.
Caio Pulce Moreira, gestor da AJM Equipamentos, explica que o mercado de processados é uma tendência mundial e está crescendo no Brasil. “É um setor que agrega muito valor ao produto final, contribuindo para uma melhoria significativa financeira dos produtores e/ou processadores”, completa. O empreendimento da AJM Equipamentos é referência nacional no setor de fabricação de equipamentos para processar hortaliças e vegetais e tem como público-alvo produtores rurais, agroindustrias, industrias de alimentos e unidades de processamento de vegetais e hortaliças.
As vantagens de adquirir produtos minimamente processados são muitas. Para o dirigente da AJM Equipamentos, as principais características são: a economia dos insumos necessários (mão-de-obra, água e energia), eliminação de perdas e a redução de lixo. “Para o cliente consumidor nos varejos. a praticidade e eliminação de perdas é o principal, completa.
Hidropônicos sem desperdícios
A técnica de processamento de hortaliças é divido em etapas para garantir a qualidade de todos os produtos cortados ou descascados. Para os vegetais, o procedimento começa pela seleção das folhas, onde verificam quais estão em boas condições de consumo. Logo em seguida passam pelas etapas de corte, sanitização, centrifugação e, por fim, armazenadas em embalagens adequadas. Para os produtos hidropônicos, o método é mais simples e rápido. “A etapa de pré-lavagem normalmente não é necessária para hidropônicas, pois o produto não apresenta sujidade”, explica Caio, dirigente da AJM Equipamentos.
Para efetuar bem o processamento das hortaliças e das frutas é necessário máquinas em boas condições de uso. Para Caio, todas os equipamentos utilizados necessitam de lubrificação e uso correto da operação. “A técnica de processamento é simples. Todas as orientações são ensinadas aos clientes durante a instalação”, enfatiza.
O Cortador de Folhas e Hortaliças oferece cortes de alta qualidade e ótima aparência para o produto final. Tem capacidade para receber de 300 Kg/h à 700 Kg/h de vegetais. Os lavadores por turbilhonamento, são indicados para hortaliças e tem capacidade para lavar de 400 Kg/h à 1.500 Kg/h, respectivamente. Os dois equipamentos possuem circuito fechado de bomba e filtros.
Confira no vídeo a técnica com hortaliças minimamente processadas:

