CONHEÇA 10 DOS PRINCIPAIS CULTIVOS HIDROPÔNICOS

Se você já se perguntou: “Quais culturas posso agregar na minha produção Hidropônica?” e provavelmente, a resposta é que você pode cultivar qualquer coisa com qualificação e conhecimento sobre a técnica. Bem, para contribuir com a sua escolha, trazemos os cultivares que melhor se ajustam a sua estrutura. Abaixo você encontrará uma lista de hortaliças e frutas para cultivar, e que funcionam muito bem em sistemas sem solo.

[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”5,6,7″ ihc_mb_template=”3″ ]

Culturas especiais, alternativas e produtos de valor agregado podem ser uma ótima maneira de ter rentabilidade na sua pequena fazenda Hidropônica.

Em uma época em que parece que todo mundo está plantando tomates, alface e frutas como um pequeno agricultor pode se destacar da multidão? Você pode querer encontrar um nicho de cultivo, algo um pouco diferente – mas ainda assim, escolha uma cultura que possibilite um bom desenvolvimento em sua estrutura e que tenha demanda.

Identifique o produto corretamente, desenvolva um bom plano de negócio, busque conhecimento, execute-o com sabedoria e você pode ter o retorno financeiro planejado.

Um dos fatores mais importantes para se conseguir uma safra saudável, bem desenvolvida e com alta produtividade é a fertilização adequada. Em particular, os sistemas hidropônicos requerem fertilização de precisão com ajuste contínuo de condutividade elétrica (CE) e pH.

Pensando nisso, trouxemos para você uma lista das 11 hortaliças para serem cultivadas sem solo. Isso para que você conheça quais são elas e por onde você quer começar.

10 PLANTAS E HORTALIÇAS PARA CULTIVO HIDROPÔNICO

A Hidroponia é um método de cultivo que pode parecer uma invenção nova e complicada, mas na verdade é uma prática testada há muito tempo e que as tecnologias recentes fizeram avançar e a tornam mais difundida.

Em essência, a Hidroponia é a prática de cultivar plantas na água com nutrientes balanceados em vez de no solo. Existem muitos métodos, alguns de relativa tecnologia e outros de alta tecnologia, mas os essenciais são os mesmos: as raízes das plantas se desenvolvem em uma solução onde nutrientes são adicionados à água para alimentar as plantas através das raízes e uma fonte de luz (sol ou iluminação artificial) estimula o crescimento por meio da fotossíntese nas folhas da planta.

Usando a Hidroponia, você pode cultivar praticamente qualquer coisa, especialmente se estiver bem “nutrido” e munido de uma qualificada base de conhecimento técnico. Dessa forma, os produtores descobriram que essas plantas se adaptam à Hidroponia como um “pato na água”. Elas crescem rapidamente e não exigem muito tempo de dedicação, porém muita atenção – dando a um novo produtor um pouco de espaço de manejo!

O ciclo de produção será determinado pelo cultivar, sistema de produção hidropônico escolhido e a estrutura disponível.

No geral, porém, os vegetais cultivados usando sistemas hidropônicos em condições ideais devem produzir alimentos mais rapidamente do que vegetais cultivados nas melhores condições em solo.

Aqui estão uma seleção de  frutas e vegetais para cultivar em uma estufa hidropônica:

1 – TOMATES

As videiras, como os tomates, são ideais para produção internas, pois requerem uma pequena área já que podem alcançar até o teto. Ser capaz de observar e controlar os nutrientes que a planta recebe permite ao produtor desfrutar de uma colheita contínua durante todo o ano, sem sacrificar o sabor.

Os tomates são uma fonte rica em vitaminas A, C e ácido fólico. Eles contêm antioxidantes fortes que ajudam a proteger contra o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.Temperatura favorável: quente. pH: 5,5 – 6,5

Capacidade de produção por metro² – entre 10 e 16 kg m2/Ano

2 – BRÓCOLIS

O brócolis pode ser um ótimo vegetal hidropônico para cultivar, especialmente durante os meses de inverno. Por ser uma cultura de clima frio, você não precisa se preocupar em aquecer sua produção hidropônica. O brócolis hidropônico não é a planta mais fácil de sem produzir, mas com um pouco de prática, ele pode  se desenvolver muito bem. Contanto que as condições ideais para o cultivo desta cultura sejam atendidas, você deve ser capaz de colher os brócolis maduros em até 100 dias. São necessárias grandes quantidades de nitrogênio, ferro e fósforo.

Algumas variedades requerem 150 dias para maturidade total. Os brócolis cultivados a partir de estacas (também chamados de clones) podem estar prontos em até 80 dias.

Brócolis podem ser iniciados a partir de sementes ou plantas disponíveis. Se começar com estacas, é melhor colhê-las de plantas maduras. Nutriente pH 6,0 – 6,8;PPM – 1960-2450 e

Capacidade de produção por metro² – 12 unidades m2 bancada /ano

3 – COUVE-FLOR

As Brássicas são uma espécie de revolução nos últimos anos com novos cultivos, cores, sabores e melhor valor nutricional na vanguarda de um interesse crescente. Entre as brássicas estão o repolho, brócolis e couve-flor. A couve – flor é uma excelente cultura hidropônica para climas amenos devido ao seu tamanho e necessidade de grande espaço para o seu crescimento.

No geral, a maioria das variedades pode levar de 75 a 90 dias para amadurecer desde o plantio. As formulações de nutrientes vegetativos de uso geral são ótimas para a maioria das brássicas com uma EC na faixa de 1,8-2,2 e pH de 5,8-6,2. Se um sistema hidropónico dedicado somente a brassica for instalado, as soluções nutritivas podem ser modificadas com enxofre adicional especificamente para essas culturas.

As couves-flores estão prontas para a colheita 7-12 dias após o branqueamento.

Capacidade de produção por metro²- 12 unidades m2 de bancada/ano

4 – ALFACE

A alface é a melhor escolha para produtores hidropônicos, pois requer pouco espaço, pouca atenção e as folhas podem ser colhidas à medida que crescem. Você terá sua primeira colheita em questão de semanas, quando poderá aproveitar as recompensas de sua primeira safra de crocantes.

A alface é um vegetal de muito baixo teor calórico que contém fito-nutrientes com propriedades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Rico em vitaminas A, C e K, contém minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio, essenciais para o metabolismo corporal.Temperatura favorável: fria. pH: 6,0 – 7,0. As alfaces podem ser cultivadas em qualquer sistema hidropônico, incluindo o NFT, Aeroponics, Ebb & Flow,  entre outros. Este vegetal é sem dúvida uma ótima planta para você começar com a hidroponia.

Capacidade de produção por metro² – média 11 unidades m2 de estufa/ ano

5- PEPINO

Frutas que gostam de água são uma boa escolha para o seu jardim hidropônico. Com espaço suficiente e apoio, os pepinos crescerão abundantemente. Os pepinos são ricos em microelementos de ferro, sódio, potássio, magnésio, cálcio e zinco.

Eles também contêm vitaminas B, C e ácido fólico. Esses elementos tornam os pepinos eficazes na limpeza do corpo do colesterol, desacelerando o processo de envelhecimento e regulando o metabolismo.Temperatura favorável: quente. pH: 5,5 – 6,0

Capacidade de produção por metro² –  parte de 20kg m2 de estufa/ano

6 – PIMENTÕES

Os pimentões e pimentas crescem em condições muito semelhantes às dos tomates, no entanto, aumentar as temperaturas noturnas e diminuir as temperaturas diurnas melhora a produção de frutos depois que as plantas atingem sua altura madura.

Eles não apenas adicionam sabor e tempero à comida, mas também são baixas em calorias e ricas em vitaminas e nutrientes. Cheias de vitaminas A e C e uma grande fonte de fibras, ácido fólico e potássio conferem-lhes excelentes propriedades de combate à doenças. levam de dois a três meses para amadurecer.

Você pode começar a cultivá-las a partir de sementes ou plantas já germinadas. As variedades recomendadas para cultivo hidropônico são Jalapeno, Habanero para pimenta; Mazurka, Cubico, Nairobi, Fellini para pimentões.

Temperatura favorável: morno a quente. pH: 5,5 – 6,0

Capacidade de produção por metro² – de 4kg a 12kg m2 de estufa /Ano

7 – ESPINAFRE

Assim como a alface, outros vegetais folhosos como o espinafre crescem bem em sistemas hidropônicos. O espinafre cresce rapidamente e é produtivo se você mantê-lo colhido. O espinafre é um vegetal de folhas verdes incrivelmente saudável, conhecido por suas propriedades antioxidantes.

Fornece proteínas, ferro, vitaminas e minerais. O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, E, magnésio, ácido fólico, cobre, zinco e muito mais, essas vitaminas todas tornam ele um dos vegetais de folhas verdes mais saudáveis que existe.

Protege o coração, reduz o colesterol, ajuda na digestão, reduz o envelhecimento e fornece uma fonte rica em ferro. Você pode colher tudo de uma vez ou arrancar algumas folhas. Você pode obter até 12 semanas de colheita contínua em boas condições de clima e ambiente de cultivo.

Temperatura favorável: esfriar para aquecer. pH: 6,0 – 7,0

Capacidade de produção por metro² –  de 54 a 72 unidades m2 de bancada /ano

8 – MORANGOS

Morangos prosperam em condições úmidas e se desenvolvem muito bem em um sistema de produção hidropônica. Proporciona frutos maiores do que no solo e pode proporcionar colheita o ano todo. Os morangos são ricos em antioxidantes e vitamina C, que são reforçadores da imunidade bem conhecidos.

Eles também ajudam na redução do colesterol e da pressão alta. Eles têm sido cultivados nos sistemas com substratos (semi-hidropônico) em grande escala pelas fazendas comerciais há décadas.

Temperatura favorável: quente. pH: 6,0

Capacidade de produção por metro² – 1,kg em baixas altitudes a 2 kg em altitude de 800m a 1200m – produção anual

9 – MANJERICÃO

As ervas são uma escolha muito popular, pois requerem poucos cuidados e podem produzir uma safra impressionante. As ervas não apenas fornecem sabor e fragrância, mas também possuem uma ampla variedade de usos para a saúde. Pesquisas mostram que o manjericão ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço, é rico em antioxidantes e ajuda a proteger contra os radicais livres que causam o envelhecimento.Temperatura favorável: quente. pH: 5,5 – 6,5

Capacidade de produção por metro² –  72 maços m2 de bancada/ ano

10 – COENTRO

O coentro é uma ótima erva para crescer rápido, ela leva apenas cerca de 4 semanas e pode produzir 2-3 colheitas. Não requer requisitos especiais e, ao mesmo tempo, muita luz lhe dará a colheita maior. O coentro tem vários benefícios para a saúde. Ele contém vitamina C, vitamina K e proteínas e é fonte de magnésio, ferro e fibras. É conhecido por ajudar com inflamações da pele, colesterol alto, úlceras na boca, digestão e muitas outras doenças. Temperatura favorável: morno a quente. pH: 6,0

Capacidade de produção por metro²  com raiz – 72 a 90 maços m2 de bancada ano

Então, se você dispõe de um grande ambiente de cultivo, como uma estufa ou um espaço indoor, pode configurar um sistema mais avançado e cultivar plantas de tamanho grande, vegetais com raízes e outros difíceis de cultivar. Esse ambiente é perfeito para você experimentar com qualquer planta.

[/ihc-hide-content]

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Carrinho

Nenhum produto no carrinho.

Finalizar compra