A localização do terreno onde será instalada a hidroponicultura é fator muito importante para o negócio. Deve estar localizado em área não muito distante do mercado consumidor, porque quanto mais distante maior o valor do frete.
[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”5,6,7″ ihc_mb_template=”3″ ]
A infraestrutura disponível no local é fundamental, como energia elétrica e água de boa qualidade. “A disposição da estufa dentro da área a ser implantada o sistema hidropônico é muito importante, o desnível do terreno também, distância da casa de quem vai cuidar, distancia da entrada de luz, acesso de veículos para retirar a produção”, recomenda Medeiros.
Outro aspecto importante é a topografia do local, que deve apresentar, de preferência, uma pequena inclinação – em torno de 5% (embora possam ser utilizados terrenos com inclinações superiores a 20%) e posicionado de forma a oferecer um aproveitamento superior da energia solar (luz e calor).
A Hidroponia tem importância em vários aspectos. Nas áreas urbanas, assim como nas rurais, de muita pobreza, o sistema de cultivo tem um valor social por que representa um meio válido para a criação de fontes de trabalho, favorecendo a formação de microempresas. Ela ainda utiliza o tempo livre de alguns membros da família, reduz os custos para as compras dos alimentos, aumenta o acesso a alimentos de melhor qualidade e a geração de renda.
[/ihc-hide-content]
Nota da redação: O conteúdo da matéria “Os passos para quem pretende começar na Hidroponia”, será apresentado em 5 partes. Iniciamos hoje a parte 2 e nos próximos dias estaremos publicando os conteúdos que complementam a abordagem. Ótima leitura!