Esteja você chegando ao fim de seu ciclo de cultivo ou simplesmente precisa mudar a solução nutritiva em seu reservatório, tem que se fazer um descarte adequado a esta solução. Há muito debate em torno de como descartar nutrientes hidropônicos, mas é importante saber que a remoção inadequada de resíduos pode levá-lo à contaminar água ou salinizar o solo.
Se sua inclinação é apenas despejar a água hidropônica no jardim, no ralo ou na sarjeta, não o faça.
A água hidropônica contém nutrientes como fósforo, nitrogênio, enxofre, cálcio e zinco. Embora esses nutrientes sejam eficazes no apoio ao crescimento das plantas, eles podem ser perigosos quando não descartados de forma adequada. Vejamos!!
COMO NÃO DESCARTAR NUTRIENTES HIDROPÔNICOS
Por exemplo, a poluição por nitrogênio do escoamento da água pode causar estragos nos ecossistemas locais. O excesso de nitrogênio contribui para o florescimento maciço de algas e fitoplâncton em riachos, lagos, oceanos e outros sistemas de água, esgotando os níveis de oxigênio e produzindo toxinas perigosas que podem prejudicar animais e plantas. O fósforo, outro nutriente comumente encontrado em misturas hidropônicas, tem um efeito ambiental semelhante.
Você não deve despejar a água diretamente em uma vala de drenagem para que surjam problemas. Se você despejar água residual em excesso em seu jardim ou mata, o nitrogênio, o fósforo e outros minerais vão ser em parte absorvidos, mas o excedente podem ser removidos do solo e serem escoados. Então, eles se tornam parte do sistema de água local e podem até chegar ao lençol freático.
Observe também que existem regras rígidas em relação ao tratamento do esgoto, e o não cumprimento dessas pode resultar em multas pesadas ou até mesmo na perda da licença. Em outras palavras, não jogue fora sua água hidropônica. Existem maneiras melhores de descartá-las.
ENTÃO, QUAL A MELHOR FORMA DE DESCARTE DOS NUTRIENTES HIDROPÔNICOS
A melhor maneira de descartar os nutrientes hidropônicos é filtrar os minerais por meio de um processo de purificação e, em seguida, descartar a água residual restante da maneira que achar melhor. Porém este processo necesita de equipamentos especificos e é muito caro e nenhum produtor faz.
REUTILIZAR OS NUTRIENTES
A maneira mais fácil de descartar sua solução nutritiva é reutilizando em outra cultura que necesite dos nutrientes ou depois de filtrar e fazer uma assepsia, a solução pode retornar para o sistema depois de mesclar e corrigir o pH e EC.
Pode usar a mistura resultante para regar seus vasos de plantas internos e externos. Certifique-se de que estará fazendo uma adubação e para não salinizar o substrato, devera alternar com uso de água pura também .
Você vai querer investir em um medidor de pH / EC de qualidade para que possa verificar os níveis de pH e EC (condutividade elétrica) antes de aplicar os nutrientes diluídos em suas plantas. O nível de pH deve estar entre 5,5 e 6,5, e o nível de CE deve estar entre 1,2 e 2,0.
Ainda: Conhecimento é poder! Acesse nosso Centro de Conhecimento e se especialize na produção sem solo!
FILTRAÇÃO E TRATAMENTO PARA REUSO
Uma maneira mais eficaz de reciclar e descartar sua água hidropônica é purificá-la. Existem muitos tipos de equipamentos hidropônicos que fornecem esse tipo de filtragem. Equipamentos de pasteurização e sistemas de desinfecção UV podem fazer isso, mas essas soluções tendem a ter um custo alto e são mais recomendadas para grandes cultivos comerciais.
Uma das maneiras mais simples e econômicas de purificar a água hidropônica é com o uso de um filtro de água para retirada de particulas sólidas e posterior assepsia para retirada de fungos e bacterias nocivas às plantas, com uso de UV, peróxido ou ozônio. Para produtor que trabalha com sistema hidropônico em NFT e também com produção de culturas em solo, está solução de descarte é simplesmente armazenada e filtrada para ser usada na fertirrigação destas culturas, como couve, salsa, cebolinha, entre outros
Uma vez que a solução foi bombeada para um reservatório, antes de ser reutilizada, use seu medidor de pH / EC para verificar a qualidade, com o pH esteja entre 5,5 e 6,5 e o EC adequado para a cultura vai ser usado. Caso não esteja , fazer as correções necessarias. Importante é não descartar em corregos, meio de matas ou esgôto público. Estar ciente que trata-se de uma solução nutritiva que é rica em nutrientes que são caros para aquisição.
Saiba sobre: Substrato para Hidroponia – Avaliação de forma prática