Os Centros de Convivência de Idosos Cândida de Morais e o Vila Vida, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), promoveram esta semana cursos de capacitação para os idosos, entre as atividades abordadas estava a Hidroponia, a olericultura e paisagismo.
As atividades são resultado de uma parceria entre a OVG, a Associação das Donas de Casa de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR) para incentivar a alimentação saudável e também proporcionar momentos de terapia e socialização. A chefe do Departamento de Apoio Social ao Idoso, Maria Aparecida Ferreira, abriu os cursos nas duas unidades.
No Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais, o curso de olericultura é pela manhã e, à tarde, o de Paisagismo. Na Vila Vida o curso de paisagismo é realizado no turno matutino e, no período vespertino, o de Hidroponia. Cada turma conta com 16 participantes, com aulas teóricas e práticas.
“A iniciativa faz parte do Programa de Agricultura Urbana e nosso objetivo é estimular uma alimentação mais saudável, capacitando as pessoas que moram na cidade a fazer sua horta em casa. No curso de paisagismo, aprendem a ornamentar utilizando materiais como pneus, bambu, garrafas Pet”, explica o técnico adjunto do Senar, Leonnardo Cruvinel.