Logo PBH 2015

HOMENAGEM PARA QUEM FAZ A DIFERENÇA NA HIDROPONIA

       O Prêmio Brasil de Hidroponia, uma iniciativa da Revista Hidroponia, movimentou o mercado e obteve resultados acima das expectativas nesta primeira edição. Esse desempenho foi resultado, inicialmente, da inestimável contribuição de 17 Consultores Técnicos da Revista Hidroponia, personalidades de reconhecida expressão que, com seu conhecimento e informação, contribuíram com as indicações iniciais. Instituições, pesquisadores, produtores, fornecedores e representantes públicos que têm papel preponderante para o crescimento da Hidroponia, fazem parte da lista. Todos fazendo história e sendo protagonistas da técnica do cultivo sem solo.

Neste espaço, desejamos homenagear a todos, Consultores e indicados, pois a cooperação e a visão coletiva é a sustentação maior de todo o segmento. Investir na Hidroponia é uma forma de demonstrar confiança naquilo que fazemos.

        Desde sua criação, a Revista Hidroponia defende que o desenvolvimento do setor passa pela cooperação e o compartilhamento do conhecimento. É preciso que todos os envolvidos no setor reconheçam que este posicionamento é fundamental para a promoção do cultivo sem solo e se engajem conosco nessa missão.

         Estamos nos preparando para a segunda edição do Prêmio Brasil Hidroponia. Como profissionais de comunicação a serviço da Hidroponia, adicionamos o conceito da promoção para fomentar negócios e pesquisas. Temos muito ainda a evoluir, mas essa caminhada tem de ser fundamentada em estratégias e planejamento. Reconhecemos a necessidade de ajustes para qualificar ainda mais a promoção, mas o Prêmio Brasil Hidroponia é uma realidade. Uma ação que veio para ficar. Neste ano, a iniciativa terá importantes avanços e, com certeza, promoverá uma mobilização ainda maior.  

CATEGORIAS TÉCNICAS

Categoria Técnica: Destaque Fornecedor de Serviços de Gestão Sebrae (Brasil)

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que há mais de quatro décadas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

A entidade atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

Desde os anos 1990, o Sebrae desenvolve atividades voltadas para a Hidroponia, conforme explica o executivo da Unidade de Agronegócios do Sebrae de São Paulo, André Ricardo Cardoso da Silva, que tem se destacado no trabalho junto ao tema. “Na verdade, o Sebrae atende qualquer ramo no agronegócio, e a Hidroponia é um destes segmentos que precisam de apoio para desenvolver suas empresas e terem melhores ganhos, sendo que somente com preparo técnico e gestão isso pode ser consolidado”, afirma.

Categoria Técnica: Destaque Fornecedor de Tecnologia e Inovação Agristar

3 Agristar

Fundada em 1958, a Agristar, de Santo Antônio de Posse (SP),  está entre as empresas pioneiras na busca de avanços para o mercado hortifrutícola do Brasil e se destaca hoje entre as grandes fornecedoras nacionais de sementes. Os produtos da Agristar sempre possuíram uma forte tendência de adaptação para o cultivo hidropônico. Porém, há cerca de cinco anos, a empresa procurou reunir o conhecimento e técnica para desenvolver uma linha especial que fosse voltada principalmente ao produtor brasileiro, a Topseed Premium.

A busca de aprimoramento no setor está no DNA da empresa, segundo o gerente de Marketing da Agristar do Brasil, Marcos Vieira. “Levamos informação ao produtor e o ajudamos no desenvolvimento dos cultivares com insumos de alto padrão tecnológico”, afirma.

Somando a experiência e expertise acumulada em quase seis décadas, a empresa conta com uma infraestrutura composta por unidades de pesquisa e desenvolvimento nas principais regiões produtoras de hortaliças do país, que possuem características tanto climáticas, quanto tecnológicas e culturais alimentares, diferentes. Além do Brasil, a companhia atua no exterior, principalmente na América do Sul.

Categoria Técnica: Destaque Internacional Shigeru Ueda

Ueda Japao

Natural do Japão, o engenheiro Shigeru Ueda chegou ao Brasil em 1978, onde iniciou sua pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), instituição em que também realizou mestrado em Engenharia, de 1980 a 1985. Mas foi em 1987 que Ueda se dedicou à Hidroponia. “O Brasil passava por uma época de hiperinflanção parecida como atual e eu e pude sentir na pele as dificuldades dos agricultores nikkeis [descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou que vivem regularmente no exterior] de se manter na agricultura”, relembra Ueda. O engenheiro decidiu estudar as técnicas de Hidroponia em sua terra natal, onde o cultivo sem solo estava em alta, e aplicar os conhecimentos no Brasil.

Hoje, em função de sua participação no projeto de Cooperação Técnica e de Fortalecimento da Agricultura entre o Brasil e o Japão, Ueda não atua mais diretamente na Hidroponia. Entretanto, não esconde seu orgulho por contribuir para a técnica do cultivo sem solo e salienta as vantagens do sistema hidropônico de produção. “Alimentos mais higiênicos, com mais qualidade e a redução do uso de defensivos agrícolas foram fatores que motivaram a minha decisão”, observa.

Categoria Técnica: Destaque Instituição de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

logo Lab Hidro

Em 1996, quando o aluno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Itamar Vandressen foi procurar orientações com os professores para o seu trabalho de conclusão, relacionado à Hidroponia, ele mal poderia imaginar a importância da ação para a própria instituição. Entre os docentes procurados pelo estudante, estava o professor doutor Jorge Barcelos Oliveira. “O trabalho de Vandressen serviu de estímulo para a criação do Laboratório de Hidroponia”, afirma Oliveira.

Em 1996, o professor esboçou um projeto e foi em busca de recursos e parcerias para alocar as estufas. Em meados de 1998, a horta hidropônica já produzia suas primeiras verduras e, no ano seguinte, já havia a segunda estufa com cultivo de tomate hidropônico. A partir desse momento, o laboratório, chamado de LabHidro, foi criando e inovando.

Sendo a Agronomia da UFSC um dos berços da agricultura menos agressiva ao meio ambiente, Oliveira destaca que as pesquisas do LabHidro foram embasadas em princípios identificados com a sustentabilidade. “Reinventar uma agricultura menos danosa ao ambiente e ao consumidor é uma das bandeiras da LabHidro”, salienta o especialista.

Categoria Técnica: Destaque Parlamentar Deputado federal Luiz Carlos Hauly

Luiz Carlos Hauly

Natural de Cambé, município da Região Metropolitana de Londrina (PR), o deputado federal Luiz Carlos Jorge Hauly (PSDB), tem mais de 40 anos de vida pública. O primeiro contato mais direto com a Hidroponia foi quando assumiu cargo de secretário estadual da Fazenda do Paraná, em 2011, quando teve a oportunidade de implantar as Hortas Comunitárias em sua cidade natal. “Também tenho contato por meio de um amigo de infância que produz desde 1998”, explica Hauly.

Hauly atualmente tem levantado a bandeira do Projeto de Lei nº 6866/10, de própria autoria, que isenta de impostos federais – como o IPI – os insumos agrícolas, materiais escolares, medicamentos, equipamentos de uso hospitalar e alimentos. “Tal medida, se aprovada pode ser um alento para a Hidroponia em relação aos custos de produção e aumento das vendas com a redução dos preços finais. O objetivo é diminuir o valor desses produtos, para que eles tenham peso menor no orçamento familiar. Queremos que toda a população tenha acesso a um nível de vida mais digno”, declara Hauly.

Categoria Técnica: Destaque Pesquisador Pedro Furlani

Pedro Furlany

Em 1966, três anos antes de o homem dar o primeiro passo na Lua, o professor doutor Pedro Roberto Furlani já dava os seus primeiros passos na Hidroponia. Furlani, então graduando na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), conheceu o sistema hidropônico nas aulas de nutrição mineral de plantas.

A partir de 1985, Furlani começou a se aproximar mais diretamente da Hidroponia. O pesquisador passou a se interessar pelo cultivo de plantas olerícolas, iniciando estudos com alface e, na sequência, com outras folhosas.

O primeiro curso que Furlani realizou foi em parceria com o professor Quirino Carmello, da Esalq, no final dos anos 1980. A partir desse primeiro treinamento, outros mais foram sendo realizados e o interesse pelo cultivo sem solo foi crescendo.

O especialista vislumbra boas perspectivas para a Hidroponia. “O setor vai continuar a evoluir pelo desenvolvimento de produtos biológicos para o controle de pragas e doenças. Há alguns trabalhos já em andamento para desenvolver uma ‘Hidroponia orgânica’, substituindo os sais inorgânicos por produtos de origem orgânica”, revela.

Categoria Técnica: Produtor Destaque Wéber Antonio Velho

Weber Antonio Velho

O engenheiro agrônomo Wéber Antonio Velho começou a se interessar pela Hidroponia ainda durante a graduação na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atual Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.  “Fazíamos experimentos com deficiência de alguns nutrientes, ali foi o primeiro contato”, lembra Velho.

Porém, foi em outra cidade, na capital de Rondônia, Porto Velho, onde o produtor fixou raízes e iniciou a atividade hidropônica com a criação da Agrovida. O empreendimento, no qual Velho faz sociedade com o irmão Vagner Egídio Velho e Sebastião dos Reis, produz alface, mini alface, agrião, almeirão, coentro, cebolinha, couve, hortelã, manjericão, pepino japonês, salsa, tomate (das variedades uva e cereja) e também outras culturas.

Velho acredita ter feito a escolha certa ao optar pelo cultivo sem solo, especialmente, por conta da qualidade e resultados obtidos. “Um produto final mais higiênico, principalmente as folhosas, maior produtividade em menor espaço e menor mão de obra são alguns benefícios”, enumera o produtor.

Categorias Técnicas: Destaque Fornecedor de Estrutura Hidrogood

Hidrogood

A Hidrogood Horticultura Moderna, de Taboão da Serra (SP), fortaleceu sua atenção à produção hortícola nos últimos 18 anos, onde os sistemas hidropônicos tiveram diferenciada atenção.  Como pioneira na fabricação de equipamentos agrícolas voltados para o sistema hidropônico no Brasil, a empresa tem expertise em implantar projetos para pequenas e grandes produções, especialmente para produtores que utilizam o sistema convencional e têm interesse em migrar para a Hidroponia. “Disponibilizamos assistência técnica gratuita para nossos clientes e também cursos presenciais na própria empresa”, acrescenta o diretor de Marketing da empresa, Carlos Henrique Orlandi Filho.

Contando com uma solução completa em produtos para Hidroponia, a Hidrogood tem em seu portfólio estufas agrícolas, perfis, fertilizantes, sementes, filmes, telas, substratos e acessórios completos para a produção hidropônica. Desenvolve ainda projetos para Hidroponia residencial e fornece equipamentos para PDV.

O diretor de Marketing da Hidrogood vislumbra um caminho positivo para a Hidroponia. “O maior volume da produção hortícola no Brasil ainda é no processo convencional. Acreditamos muito no crescimento dos cultivares hidropônicos como mecanismo de otimização de recursos, seja em vasos ou perfis. Também incentivamos novas tecnologias no setor, como a automação dos sistemas produtivos”, destaca.

Quanto à conquista do Prêmio Brasil Hidroponia em duas categorias (Fornecedor de Estrutura e Fornecedor de Insumos), o diretor da Hidrogood credita o resultado à preocupação da empresa em desenvolver novos produtos e evoluir constantemente para fomentar o mercado.

Destaque Fornecedor de Insumos: Hidrogood

Hidrogood

A Hidrogood Horticultura Moderna, de Taboão da Serra (SP), fortaleceu sua atenção à produção hortícola nos últimos 18 anos, onde os sistemas hidropônicos tiveram diferenciada atenção.  Como pioneira na fabricação de equipamentos agrícolas voltados para o sistema hidropônico no Brasil, a empresa tem expertise em implantar projetos para pequenas e grandes produções, especialmente para produtores que utilizam o sistema convencional e têm interesse em migrar para a Hidroponia. “Disponibilizamos assistência técnica gratuita para nossos clientes e também cursos presenciais na própria empresa”, acrescenta o diretor de Marketing da empresa, Carlos Henrique Orlandi Filho.

Contando com uma solução completa em produtos para Hidroponia, a Hidrogood tem em seu portfólio estufas agrícolas, perfis, fertilizantes, sementes, filmes, telas, substratos e acessórios completos para a produção hidropônica. Desenvolve ainda projetos para Hidroponia residencial e fornece equipamentos para PDV.

O diretor de Marketing da Hidrogood vislumbra um caminho positivo para a Hidroponia. “O maior volume da produção hortícola no Brasil ainda é no processo convencional. Acreditamos muito no crescimento dos cultivares hidropônicos como mecanismo de otimização de recursos, seja em vasos ou perfis. Também incentivamos novas tecnologias no setor, como a automação dos sistemas produtivos”, destaca.

Quanto à conquista do Prêmio Brasil Hidroponia em duas categorias (Fornecedor de Estrutura e Fornecedor de Insumos), o diretor da Hidrogood credita o resultado à preocupação da empresa em desenvolver novos produtos e evoluir constantemente para fomentar o mercado.

CATEGORIAS ESPECIAIS

Destaque Produtor Nacional Hortaliças Stella

Logo Hotalicas Stella

Localizada em Joaçaba (SC), a Hortaliças Stella é uma empresa familiar que iniciou suas atividades agrícolas por meio do sistema tradicional de cultivo. Ao enfrentar problemas na produção, encontrou na Hidroponia a solução para qualificar seus desafios.

O primeiro contato da empresa com o cultivo sem solo se deu há aproximadamente cinco anos, segundo o produtor Maicon Paulo Stella. “Foi no momento em que nossa produção em solo estava com muitos problemas com viroses, ataque de pragas e doenças. Nessa época, meu pai [Valerio] e meu irmão [Fábio] visitaram uma pequena produção hidropônica em um município vizinho”, lembra.

Satisfeita com a qualidade da produção hidropônica na  pequena propriedade, a família Stella também decidiu investir no mesmo sistema. Hoje, a Hortaliças Stella produz por meio da Hidroponia alfaces crespa, lisa, mimosa e roxa, agrião, rúcula e tempero verde (salsinha e cebolinha).

Para Maicon, foi expressiva a evolução do setor nos últimos anos. O produtor vê com entusiasmo os investimentos que institutos de pesquisas estão fazendo na área. “Acredito que muitos produtores passaram e vão passar por problemas semelhantes ao nosso, e seguirão para um caminho mais sustentável, como a Hidroponia”, projeta.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque PR Água Viva Hidroponia

Hidroponia Agua Viva

Situada em Guaraniaçu, município distante 364 quilômetros da capital Curitiba (PR), a Água Viva Hidroponia iniciou suas atividades em 2005. A empresa surgiu depois que o casal de produtores Romulo Mattia e Ivonete Sinhuri de Mattia, assistiu a uma reportagem na televisão sobre Hidroponia.

A Água Viva Hidroponia atualmente produz alface, agrião e rúcula durante todo o ano; e chicória, almeirão, salsinha e acelga sazonalmente. “Até o final deste ano, nossa produção aumentará em 30% com a construção de mais uma estufa”, acrescenta Romulo.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque SP Hidrohorta Zangalli

Hidro Horta Zangalli

No município de Urepês, distante 441 quilômetros da capital São Paulo, está localizada a Hidrohorta Zangalli, que, há duas décadas, produz hortaliças por meio do sistema hidropônico.

Liderada pelos irmãos Osmar, Wilson e Edenilson Zangalli, a empresa dedica três, do total de 11 hectares, exclusivamente para produção hidropônica. “Produzimos toda linha de folhosas, alfaces em geral, mais rúcula, agrião, almeirão e chicória, além de todos os temperos, em um total de 26 itens”, menciona Edenilson.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque AM JB e Projetos de Horta Doméstica Hidropônica

JB projetos

Em 2014, após realizar um curso sobre Hidroponia no LabHidro, em Florianópolis (SC), o produtor João Benigno voltou para sua cidade, Manaus (AM), e iniciou suas atividades no cultivo sem solo com a JB e Projetos de Horta Doméstica Hidropônica.

“Atualmente, ajudo pessoas que buscam informação sobre projetos voltados para agricultura familiar urbana. Pois acredito que os hidroponistas em pequena escala também ajudam com grande impacto na divulgação desta técnica no Brasil”, explica Benigno.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque RJ Hidrobalança

Hidrobalanco

Em Sumidouro, no Estado do Rio de Janeiro, está localizada a Hidrobalança. Em atividade desde 1998, o empreendimento surgiu pelo interesse do produtor Carlos da Luz Ferreira em obter produtos de qualidade, com rotatividade e uso racional de água.

Por conta de sua localização estratégica, a Hidrobalança atende várias cidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A Hidrobalança comercializa diversas folhosas, entre rúcula, agrião, espinafre, manjericão, coentro e alface (das variedades crespa, lisa, mista, roxa, mimosa verde, mimosa roxa e brunela). “Atendemos desde grandes redes até pequenos produtores, que buscam nossos produtos aqui mesmo na propriedade”, comenta Ferreira.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque MG Hidro Sabor

Hidro Sabor

Situada em Florestal, no Estado de Minas Gerais, a Hidro Sabor iniciou suas atividades em 1997. Administrado desde sua fundação por Rideo Okano, com a parceria de seu sócio Mário Okano, o empreendimento produz alface (das variedades crespa, lisa, mimosa e roxa), rúcula, agrião, salsinha e cebolinha, entre outros.

A empresa conta ainda com câmara fria e frota própria composta por caminhões baús refrigerados, o que possibilita uma melhor performance de armazenamento, logística e racionalização dos custos operacionais. “Atendemos desde pequenos varejos e restaurantes até grandes redes na região de Belo Horizonte”, afirma a filha de Rideo e gerente da Hidro Sabor, Cristina Okano.

Categoria Especial: Hidroponia Destaque RS Fraise, Paixão por Morangos

Fraise

A Fraise, Paixão por Morangos está localizada em Estrela (RS), município situado a 109 quilômetros de Porto Alegre (RS), no Vale do Taquari, e cultiva morangos semi-hidropônicos. As variedades escolhidas pelos agricultores são a San Andreas e Albion, ambas certificados pela Universidade da Califórnia e provenientes do Chile.

O empreendimento, que é guiado pelos sócios Luiz Pianta, Márcia Kartsch e Marlove Kartsch, produz uma média de 36 toneladas de morangos ao ano. A Fraise se destaca no manejo, onde os frutos são colhidos dentro da estufa e acondicionados diretamente nos recipientes para envio aos consumidores.“O objetivo é entregar os morangos em até 24 horas entre a colheita e o momento em que o consumidor recebe o produto, conservando, assim, o frescor dos alimentos”, declara Pianta.

PRODUTOR DESTAQUE

Ademir Toss
Adoli Basso
Alvacir Neuschrank
Antônio Miguel dos Santos
Celso Miyayaciki
Cláudio Andreazza
Edenilson Zangalli
Humberto Souza
José Ignácio Meirelles
José Maria Sultanum
José Miguel dos Santos
José Roberto Bergamo
José Souza
Júlio Correa
Márcio Silva
Paula Bisol Balardin
Paulo Almeida
Paulo de Patrocinio
Ricardo Rota
Rideo Okano
Roberto Palandi
Saulo Magalhães
Sérgio Souza
Tetsuo Kano
Valdir Mazzochi
Weber Antonio Velho
Wellington Costa
Wolnei Teichmann

PESQUISADOR DESTAQUE

Antonio Bliska Jr.
Cyro P. da Costa
Dimas Menezes
Fernando Sala
Glaucio Da Cruz Genuncio
Jerônimo Luiz Andriolo
Jorge Barcelos
Luís Claudio Paterno
Nilton Nélio Cometti
Osmar Souza dos Santos
Pedro Furlani
Roberta Peil
Simone Melo
Valdemar Faquin
Weber Antonio Velho

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ)
Instituto Agronômico (IAC)
Instituto Federal de Pernambuco – Câmpus Santo Antão (IFPE)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual Paulista – Câmpus Botucatu (Unesp)
Universidade Estadual Paulista – Câmpus Jaboticabal (Unesp)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

FORNECEDOR DE INSUMOS

Agifértil
Agrichem
Agrimar
Agroplás
AllPlant
Amafibra
Casa do Plantio
CDA Agrícola
Coperativa de Holambra
Gioplanta
Green Up
Hidrogood
HortBras
Hortibras
Hortiplast
Hortivale
Irrigafértil
Isla
Júnior Basseto
Oasis
Polysack
Pompilho Agrícola
Proplanta
Qualifertil
Yara Brasil

FORNECEDOR DE ESTRUTURA

AgrisaK
Dinac´s
Flórida Estufas
Gioplanta
Green House
Hidrogood
Lumaplastic
Maxiaço
Plant-Tec
Polysac
Proplanta
Schaefer
Tropical Estufas
Van der Hoeven
Zanatta

FORNECEDOR DE SERVIÇOS DE GESTÃO

Agrophythos
CompFour
Conplant
H2Horta
Hidrogood
Hidroponic
R4F
SEBRAE
Viva Franquias

FORNECEDOR DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Agristar
Conplant
Embrapa Hortaliças
H2Horta
Hidroceres
Hidrogood
Hidrosense
LabHidro
Polysack
Proplanta
Rijk Zwaan
Sakata
UFSCar
Viva Franquias

DESTAQUE PARLAMENTAR

Dep. Estadual Barros Munhoz (PSDB-SP)
Dep. Estadual Miguel Coelho (PSB-PE)
Dep. Federal André de Paula (PSD-PE)
Dep. Federal Duarte Nogueira (PSDB-SP)
Dep. Federal Junji Abe (PSD-SP)
Dep. Federal Mendes Thame (PV-SP)
Dep. Federal Mendonça Filho (DEM-PE)

DESTAQUE INTERNACIONAL

Alfredo Delfín (Peru)
Howard Resh (EUA)
Jorge Barcelos (Brasil)
Miguel Gavilán (Espanha)
Pedro Furlani (Brasil)
Pedro Palencia Garcia (Portugal)
Pilar Lorenzo (Espanha)
Shigeru Ueda (Japão)
Weber Antonio Velho (Brasil)
William Frederick Gericke (EUA)

Iniciativa

Logo Revista Hidroponia 1

Realização

logo plataforma hidroponia 1

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar