Há quase dois anos o casal Álvaro e Neide Saura, de Dourados, Mato Grosso do Sul através da Hidroponia, vêm aumentando o orçamento de maneira produtiva e agradável, além de terem achado uma ocupação através da horta feita em seu quintal.
A ideia surgiu durante uma visita do filho que mora em Aquidauana e veio visitar os pais e comentou da horta hidropônica que um empresário cultiva, mas que lá ele vende só por atacado para os mercados da cidade e sugeriu a ideia ao aposentado.
Assim, Alvaro, que antes de morar em Jardim cuidava de uma chácara em Guia Lopes da Laguna, demonstrou o interesse de montar sua própria horta hidropônica.
O sonho se tornou realidade. Hoje o casal colhe os frutos dessa ideia, que de boca em boca, vem ganhando mais clientes e adeptos de hortaliças hidropônicas.
Os hidroponistas cultivam hoje alface, agrião e rúcula. Os pés de alface levam cerca de 55 dias para estarem prontos para a colheita e a rúcula, 35 dias. “Somos aposentados e estávamos querendo uma ocupação. Essa ideia foi dada por Deus. Somos gratos porque foi ele quem nos trouxe, através do nosso filho, essa ótima ideia”, declarou Álvaro.
“Estamos o dia todo cuidando, com atenção, de nossa plantação, além de recebermos os vizinhos e clientes que já compram nossas alfaces e rúculas, o que deixa o nosso dia mais alegre e agitado”, declarou animada, dona Neide. Cuidando do meio ambiente e preocupado com a qualidade da horta, todo o material foi escolhido com cuidado, dando preferência para materiais recicláveis.
Essa iniciativa agradou a comunidade, que já se tornou freguesa, além de ser um sucesso e está começando a dar o retorno aos produtores.
O casal se atualiza de tempos em tempos na internet e já conhece a fundo a técnica através de pesquisas e novidades que acompanham visitando sites especializados sobre o assunto. “A compra dos nutrientes é feito através de um site”, conta Neide, que completa: “não é fácil encontrar os produtos necessários nas casas de produtos agrícolas aqui em nossa região”.