Levantando a bandeira de sustentabilidade e consumo consciente, a NexusHaus é uma casa projetada por estudantes da Universidade de Munique, na Alemanha, em parceria com estudantes da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. E a ideia por trás do projeto vai muito além da utilização de sistemas eficientes para moradia. Os jovens têm o objetivo de questionar os custos de habitação nas grandes metrópoles ao mostrar que é possível construir uma casa ecologicamente correta com valores acessíveis.
Desenvolvido para concorrer em um concurso internacional, o protótipo foi criado com materiais sustentáveis e sistemas eficientes para a produção de energia e uso da água. Um dos destaques da casa está no telhado, que é coberto por painéis solares. Com a utilização da energia solar, a residência tem assegurada a eletricidade necessária para o funcionamento de iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos, ar-condicionado e o abastecimento de um carro elétrico. Para reduzir ainda mais o consumo de eletricidade, a casa conta também com um sistema de aquecimento solar da água e uma bomba de armazenamento.
Com soluções que evitam todas as formas de desperdício, a NexusHaus possui uma cisterna que capta a água da chuva, que passa por um sistema de filtragem para se tornar potável. Enquanto isso, a água cinza (água residual de processos domésticos, exceto dos vasos sanitários) também passa por um tratamento e é usada na máquina de lavar roupas, pia, chuveiro, irrigação e abastecimento de um sistema aquapônico – produção de peixes e hortaliças em ambiente simbiótico, ou seja, combinação de sistemas de Hidroponia e aquicultura.
A Aquaponia permite uma economia de cerca de 90% de água na produção de hortaliças em relação ao cultivo tradicional. Com a vantagem de ser um sistema “fechado”, que evita o descarte de efluentes no meio ambiente.
Além de ser eficiente no uso de água, energia e produção de alimentos, a casa sustentável conta ainda com um design inteligente e que valoriza a qualidade de vida dos moradores. Os espaços foram planejados para garantirem conforto em todas as épocas do ano. Um exemplo é a área central da residência, que pode ser fechada ou aberta, de acordo com o clima externo.


