As poucas opções no mercado de formulados e micros para a Hidroponia fez com que a Aquafértil contribuísse para a mudança no cenário brasileiro. “Dependíamos muito de exportações e fórmulas que já vinham prontas da Europa e dos Estados Unidos. O produtor brasileiro não tinha nada adaptado à sua realidade e às nossas condições tropicais”, comenta o engenheiro agrônomo Marcelo Cristovão Arrighi.
Com isso, a empresa localizada em São Paulo, há oito anos desenvolve produtos voltados para o cultivo com as características nacionais e já os distribui em nove estados. “Priorizamos e temos como metas um crescimento sólido e voltado para a satisfação do nosso cliente”, ressalta.
VENDA TÉCNICA
A Aquafértil trabalha com a venda técnica. Assim, o trabalho desenvolvido acontece de mão dupla com o produtor. “Pedimos análises d’água, verificamos as condições de produções e climáticas do local. Isso exige dedicação e tempo”, explica Arrighi. Conforme o engenheiro agrônomo há situações em que as soluções nutritivas demoram, até mesmo, um ano de ajustes para obterem o resultado satisfatório. “Pois para inverno e verão temos características diferentes”, explica.
Além da técnica, a tecnologia também é destaque na empresa. Aparelhos de última geração para medir PH, EC, Salinidade, TDS, Cálcio, Sódio, Nitrato, Potássio e Oxigênio são utilizados durante cada cultivo.
FACILIDADE
Entre as mudanças do mercado e da produção, Marcelo também destaca a facilidade com que os produtores obtêm hoje, visto as dificuldades que os mesmos enfrentavam anteriormente na hora de realizar suas próprias misturas. “Há décadas os produtores compravam os sais separados e faziam misturas tanto para macros, tanto para micros nutrientes. Eram, aproximadamente, 13 itens para o produtor comprar e misturar. Hoje, com os formulados e micros, facilita-se bastante a vida do produtor, pois conseguimos reduzir em apenas quatro a cinco itens”.
Com a facilidade atribuída ao setor, a Aquafértil aposta no crescimento conjunto à Hidroponia, aliando a elaboração de produtos específicos para a produção. “A prioridade é crescer no mercado hidropônico e oferecer novidades com produtos de alta tecnologia e que resolvam o problema do produtor. Como engenheiro Agrônomo, isto me traz uma satisfação muito grande”, exclama Marcelo.

LANÇAMENTO
Ao longo do trabalho realizado pela equipe, já foram criados sete produtos ligados à Nutrição Hidropônica e já há o planejamento para o oitavo, em 2019. “Selecionamos produtores de baixa e alta tecnologia e fazemos testes no verão e inverno. Demoramos cerca de dois anos para chegarmos a um patamar aceitável para lançarmos no mercado”, conta Arrighi.
Neste ano, a mistura de micros “Silimicro” é o lançamento da Aquafértil. “Adicionamos Silício, um elemento que tem trazido benefícios à Hidroponia”. A mistura tem o objetivo de deixar as raízes mais resistentes e uma planta mais tolerante ao “Stress Hídrico” e à Toxidez de Alumínio, Ferro e Manganês.
Créditos: Bianca Garcia