Durante o mês de agosto, a seção Enquete do site da Revista Hidroponia exibiu como pergunta para os internautas a seguinte questão: “Você encontra facilmente fornecedores para sua produção hidropônica? Avalie a qualidade da divulgação”. O resultado, apurado no início deste mês, apontou “Excelente” como a opção mais votada (29% do total).
Na sequência, apareceram as opções “Regular” (20%), “Muito Insatisfatória” (20%), “Insatisfatória” (16%) e “Boa” (15%).
Opinião
O engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fernando Cesar Sala, comentou o resultado da Enquete. “Creio que o País já possui uma indústria para insumos em Hidroponia muito desenvolvida e estabilizada. Por isso, concordo com a opção mais votada”, destaca.
Sala, que também é Consultor Hidropônico Avançado da Revista Hidroponia, vê o Brasil como uma referência mundial no cultivo sem solo em NFT. “Seja com sementes, substrato, bandejas, tubulações ou outros insumos, temos uma produção mais avançada em relação aos próprios vizinhos da América do Sul”, analisa o engenheiro.
Para aumentar o acesso do hidroponista a produtos e serviços do setor, Sala enumera algumas iniciativas. “É preciso mais divulgação, dias de campo e eventos. Além dos conteúdos científicos para pesquisa, é importante facilitar o acesso a informações do setor direcionadas também para o produtor”, finaliza.