Alunos do curso de Engenharia em Agronegócio, da Universidade Intercultural de San Luis Potosi, Campus Matlapa no México, estão trabalhando na produção de hortaliças com técnicas hidropônicas, com o objetivo de promover o uso de métodos de produção intensivos e otimizar o aproveitamento da água nos cultivos e geração de microempresas.
O projeto faz parte das práticas das matérias de Produção de Ambiente Controlados e Formulação e Evolução de Projetos, a cargo do doutor Máximo Ponce Virgen. Através destas práticas se busca produzir alimentos de vegetal em espaços reduzidos e em terrenos não frutíferos, sem depender das condições climatológicas ou da qualidade do solo.
O trabalho que está sendo realizado pelos universitários é de grande interesse na região, pois como a região de Huasteca permite a produção apenas temporária, e com muitas limitações e em circunstâncias imprevisíveis e custos elevados. Com o modelo hidropônico será possível produzir em ambientes controlados com melhores condições em termos de custos qualidade e desempenho.
O doutor Ponce, trabalha com seus alunos para garantir que a colheita seja da mais alta qualidade, para que através deste projeto também possa mostrar, aos produtores da região, os benefícios do modelo de ambientes hidropônicos controlados, que lhes permitirá produzir em qualquer época do ano, melhorando a economia regional.