Apesar de ainda não haver carros voadores ou colônias na Lua, as invenções, que antes pareciam ser fantasiosas, de um futuro distante, estão se tornando cada vez mais reais. E já estão em nossos quintais.
Bill Banta, diretor da Rowlands Pennsylvania Produce, na Pensilvânia (EUA), abraçou o futuro da agricultura através da construção de uma estufa hidropônica.
De acordo com Banta, a Hidroponia é o método de cultivo de plantas sem o uso de solo. Em vez disso, as plantas são cultivadas em canaletas com água corrente, rica em nutrientes que fluem sobre as raízes.
“É a nova forma da agricultura”, disse o gerente de estufa, Jason Davidson, “isso é o que nós vamos ter que ensinar aos nossos filhos”.
“Podemos não ser capazes de sempre cultivar ao ar livre e, na estufa hidropônica, o clima é controlado”. E acrescentou: “isso aqui é o futuro da produção de alimentos”.
Atualmente, a Rowlands Pennsylvania Produce Banta produz alface, mas está interessada em expandir o cultivo para tomates, pepinos e morangos.
De acordo com Banta, existem muitas vantagens na agricultura hidropônica. “Eu amo a alface fresca”, disse Banta, “no nordeste da Pensilvânia foi um esforço para encontrar alface de qualidade, fresca, durante meses fora do ano. Não existia produção, a Hidroponia foi a maneira mais fácil de produzir 12 meses no ano”, concluiu.
Banta iniciou seu cultivo em 2013, com a esposa Bárbara, depois de anos trabalhando como funcionário público. “Eu queria uma carreira mais gratificante, eu queria um negócio de família e estar em casa todos os dias”, considerou.
E, através do cultivo sem solo, o hidroponista alcançou seu objetivo. Toda a família colabora com a produção, e tudo se transforma em festa para os quatro filhos do produtor. “Eles amam isso tudo, adoram estar na estufa, um deles já prometeu que vai assumir o negócio quando eu decidir me aposentar”, finalizou Bill.