Nos próximos dias 29 e 30 (sábado e domingo), em São Paulo (SP), será realizado o 32° Curso de Introdução às Técnicas de Aquaponia Urbana. Promovida pela Cooperativa Equilibrium, a qualificação tem 15 horas de conteúdo teórico-prático, com abordagem descomplicada para que todos tenham uma ideia geral do tema e possam facilmente começar um protótipo em suas propriedades. “Nosso diferencial é experiência prática que temos em mais de seis anos de montagens, pesquisa e gestão semanal de estufas em instituições parceiras”, afirma Wagner Andreoli Annunciato, membro do projeto Aquaponia Equilibrium e um dos ministrantes do curso.
O participante do curso receberá uma direção precisa de como atuar dentro da técnica de fluxo e refluxo (ebb in flow), podendo, posteriormente, então evoluir para outras técnicas como o NFT e DWC com mais segurança e precisão nos detalhes mais importantes. Em tempos onde muitos publicam em mídias sociais como o Youtube, Annunciato explica que a preocupação durante os cursos é de informar com bases científicas e pragmáticas o caminho mais “correto” de atuar na técnica. Desta forma, o objetivo é evitar muitos erros comuns e até informações incorretas ou perigosas, as quais seguem sendo veiculadas de forma independente nas redes sociais. “Então, nós também informamos como não se deve fazer Aquaponia”, explica.
Desde 2012, os cursos já capacitaram mais de mil alunos, segundo a Equilibrium. Em média, cada edição conta com 20 até 30 participantes. Além da formação, a entidade tem um trabalho voltado para receber escolas e outras instituições em instalações parceiras e, nestas visitas, os números ultrapassam centenas de crianças ou jovens por dia.
Annunciato revela que o público que realiza a qualificação é diverso, de ampla faixa etária e de todas as regiões do país. “A demanda por informação sobre Aquaponia é muito grande. Os cursos foram a forma que encontramos para juntar o maior número de pessoas em uma determinada data e local, direcionando o conhecimento técnico, teórico e prático, para todos que pretendem iniciar sistemas aquapônicos”, argumenta. O ministrante relata que a cooperativa mantém também canais no YouTube, Facebook e outras mídias com a finalidade de disponibilizar informações gratuitas e cientificamente embasadas.
A procura pelo curso entre hidroponistas, assim como piscicultores, é grande. Contudo o instrutor destaca que o interesse não fica restrito a profissionais a área de Ciências Agrárias. “Muitas pessoas buscam se afastar da rotina em que vivem, em torno de poluição, estresse, cumprimento de metas, horas extras e outros problemas cotidianos. Querem uma atividade que traga mais prazer para suas vidas, levando-os para mais próximo da natureza e do meio ambiente”, salienta Annunciato. “A iniciativa destas pessoas pode impactar positivamente o local onde vivem e as outras pessoas de seus respectivos círculos de convívio”, complementa.
Além de Wagner Andreoli Annunciato, o curso terá a instrução de Artur de Freitas Araújo. Ambos atuam através do projeto “Aquaponia Equilibrium”, pertencente à Cooperativa Equilibrium, ministrando cursos, oficinas, projetando e executando instalações aquapônicas para destinações educacionais e sociais sem fins lucrativos. Araújo e Annunciato também são sócios fundadores de uma startup que oferece soluções sustentáveis em cultivo, criação e alimentação saudável.
SERVIÇO
O QUE: 32° Curso de Introdução às Técnicas de Aquaponia Urbana
ONDE: Av. Ariston de Azevedo (ao lado da ponte da Vila Maria), Zona Leste de São Paulo (SP)
QUANDO: Dias 29 e 30 de julho
MINISTRANTES: Artur de Freitas Araújo (Ilha da Aquaponia – SC) e Wagner Andreoli Annunciato (Aquaponia Equilibrium – SP)
INVESTIMENTO: R$ 400,00
INSCRIÇÕES: Via e-mail aquaponia@equilibrium.org.br
INFORMAÇÕES: www.aquaponia.org.br