Uma das principais atrações do 11° Encontro Brasileiro de Hidroponia, evento realizado entre os dias 8 e 9 deste mês, em Florianópolis (SC), foi o 3° Seminário Brasileiro de Hidroponia. Com painéis interativos distribuídos pelo local – dependências do Oceania Convention Center –, o público pode consultar os 14 trabalhos selecionados para exibição.
Três dos trabalhos científicos foram premiados pelo Simpósio que, em parceria com a Revista Hidroponia, concedeu uma assinatura cortesia da Revista Hidroponia para os universitários coautores dos respectivos trabalhos.
Os premiados
O doutorando do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Douglas Schulz Bergmann da Rosa, 25 anos, foi laureado pelo trabalho sob o título “Reutilização de substrato de casca de arroz e número de hastes para o tomateiro grape em sistema com recirculação da solução nutritiva”.
O artigo de Rosa tem como principal objetivo aumentar a eficácia do sistema hidropônico e reduzir o tempo de mão de obra na estufa. “Eu nem imaginava receber esse reconhecimento, estou muito feliz”, vibra o acadêmico, que estende os créditos pela conquista . “O prêmio concedido pelo Simpósio é fruto de um trabalho coletivo, que também vai para a minha professora Roberta Peil e para a Universidade Federal de Pelotas”, destaca.
Por sua vez, a engenheira agrônoma egressa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Suélin Rover, 26 anos, de Tijucas (SC), conquistou o reconhecimento pelo artigo “Viabilidade econômica da implantação de um sistema de cultivo de alface hidropônica em Tijucas – Santa Catarina”.
Suélin também lembrou a contribuição dos professores para o seu trabalho de destacou a acessibilidade do artigo. “Tentei desenvolver um trabalho simples para todos os produtores entenderem, não apenas para os pesquisadores”, explica.
Mais informações sobre os demais trabalhos do Simpósio estão disponíveis no site: https://www.encontrohidroponia.com.br/