Nos dias 8 e 9 de setembro deste ano, Florianópolis (SC) vai receber o 11° Encontro Brasileiro de Hidroponia e o 3° Simpósio Brasileiro de Hidroponia. Como é marca em todas as edições do evento, o Encontro Brasileiro de Hidroponia deste ano terá uma programação diversificada. Serão abordados temas relacionados à estrutura e materiais utilizados, cultivos de folhosas e de hortaliças, de fruta, entre outros temas específicos.
Embora o cronograma oficial do encontro ainda esteja sendo elaborado, o coordenador do evento, professor doutor Jorge Luiz Barcelos Oliveira, garante que a programação será diversificada. “Costumamos ter uma lista de palestrantes e assuntos em potencial e, com a qual, procuramos consolidar a agenda de maneira criteriosa. Até porque, em termos de agricultura, o cultivo hidropônico é tecnologia de ponta e as novidades são atualizadas frequentemente”, justifica. Contudo, Barcelos promete não deixar de fora renomados palestrantes como o professor – e vice-coordenador do evento – Pedro Furlani. “Além de grande carisma, Furlani tem muito a nos ensinar ainda”, elogia.
Em virtude da contínua demanda de empresas em busca de estandes para exporem seus produtos no encontro, a edição deste ano terá como novidade a ampliação do espaço físico destinado aos estandes. Outro detalhe importante é que os organizadores esperam uma presença maior no número de pesquisadores, isso porque o volume de pesquisa na área de Hidroponia tem aumentado consideravelmente. “Talvez o número de trabalhos apresentados não cresça tanto no momento, pois se leva tempo até chegar ao final de cada pesquisa. Porém, a expectativa é bem animadora”, comenta o coordenador.
Entre tópicos fundamentais que serão levantados no encontro, de acordo com Barcelos, estão os relacionados às boas práticas na Hidroponia. “Investir em conhecimento para o bom manejo proporciona aumento e qualidade da produtividade. Por isso, nosso trabalho é conscientizar todos os envolvidos na cadeia produtiva quanto aos benefícios que podemos obter com controle de cada processo dentro das estufas hidropônicas”, destaca. Barcelos ressalta que o evento mostrará as novidades tecnológicas relacionadas ao setor, que serão percebidas nas palestras, estandes e conversas de corredores com produtores de vários cantos do Brasil. “São dois dias de intensa programação, quando faremos o possível para que o convívio seja excelente para maximizar a interação entre todos os participantes. Afinal, é por meio da troca de experiências e debates entre produtores, pesquisadores, fornecedores e demais agentes na Hidroponia que surgem novidades e avanços para o contínuo progresso do setor. Aliás, muitas amizades e contatos têm sido oportunizados nesse evento. Por isso, é imperdível”, convida Barcelos.
Inscrições e mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.encontrohidroponia.com.br, pelo e-mail contato@encontrohidroponia.com.br ou via telefone (48) 4052 8089.